buscar

A incrível pele dos polvos

O reino animal é extremamente surpreendente. Com seres vivos das mais diversas espécies, dos mais diversos tamanhos e dos mais diversos hábitos, cada vez mais nos fascinamos mais por eles. Isso porque não conhecemos nem a metade de tudo que existe em nosso planeta…

Animais
9 meses atrás
A incrível pele dos polvos

Entre todos esses animais, podemos citar alguns cefalópodes como os polvos como um dos mais incríveis seres vivos de serem estudados. E tudo isso se deve por conta de sua pele e de todo o sistema que envolve a coloração da mesma.

O cérebro dos Polvos

O cérebro de um ser humano possui 4 lobos (frontal, temporais, parietais e occipital). Para se ter uma ideia, o cérebro de um polvo tem cerca de incríveis 35 lobos, 31 a mais do que nós humanos. Chega a ser loucura pensarmos que eles não utilizam o cérebro deles e que apenas nós humanos sabemos como utilizar o cérebro. Pode parecer um absurdo isso, mas (ainda) existem pessoas que pensam assim.

Polvo, lula e choco, coletivamente conhecidos como cefalópodes, têm cérebros estranhos, imensos e distribuídos
Polvo, lula e choco, coletivamente conhecidos como cefalópodes, têm cérebros estranhos, imensos e distribuídos

O cérebro dos polvos é extremamente mais complexo do que muitos imaginam. Apenas em seu sistema nervoso são cerca de 80 milhões de neurônios, enquanto em toda sua pele existem outros 300 milhões de neurônios, formando assim um complexo sistema que faz a pele dos polvos e outras cefalópodes extremamente intrigante e encantadora.

A pele dos polvos

A pele dos polvos é de uma complexidade extrema, mas o que a mesma pode fazer é algo simplesmente surreal. O biólogo marinho Roger Hanlon explicou mais sobre o que a mesma pode vir a fazer em uma palestra da TED.

Imagine você mergulhando em um recife de corais quando, de repente, do coral sai um polvo e você fica se perguntando de onde ele saiu. Pode parecer uma grande loucura, mas os polvos têm a capacidade de se camuflarem nos mais diversos ambientes, podendo assim tanto se esconderem quanto ficarem à espera de uma presa para se alimentarem sem serem percebidos.

O que eles fazem com todo esse poder neural?
O que eles fazem com todo esse poder neural?

“Existem 25 milhões de órgãos de cor chamados cromatóforos na pele, e todas aquelas protuberâncias que chamamos de papilas, são controladas por neurônios e podem mudar instantaneamente”, afirmou Roger.

Este é um cérebro estranho e maravilhoso, que dá origem à ideia de um tipo de inteligência alternativa neste planeta.
Este é um cérebro estranho e maravilhoso, que dá origem à ideia de um tipo de inteligência alternativa neste planeta.

O sistema nervoso tem um papel crucial para os polvos conseguirem se camuflar e assim tanto se esconderem para se protegerem quanto para caçarem. Os polvos produzem inúmeras proteínas e grande parte das mesmas vai para o sistema nervoso, justamente para ajudar a controlar o momento ideal da camuflagem.

Utilização em pesquisas

Que a camuflagem da pele dos polvos é algo incrível, isso já descobrimos. Mas será possível utilizar o mesmo processo para outras funções para nós humanos?

 Existem 25 milhões de órgãos de cor chamados "cromatóforos" na pele, e todas aquelas protuberâncias, que chamamos de "papilas", são controladas por neurônios e podem mudar instantaneamente.

Existem 25 milhões de órgãos de cor chamados “cromatóforos” na pele, e todas aquelas protuberâncias, que chamamos de “papilas”, são controladas por neurônios e podem mudar instantaneamente.

Roger Hanlon e sua equipe já produziram uma espécie de protótipo que simula todo o processo maleável da pele dos polvos, podendo mudar conforme o necessário e o exigido. Com o auxílio da Inteligência artificial, Roger espera alcançar altos patamares com a descoberta.

“Quero aplicar isso para a cor dos tecidos e imagino que pode ter muitos usos também. Essa forma de biotecnologia poderia mudar como observamos o mundo, mesmo acima da água”, completou o biólogo de Woods Hole, Massachusetts.

As formigas são um grande assunto
O interessante é como as formigas se organizam, elas se interagem de forma bem diferente, e ao contrário de que todos pensam, não é a rainha que dita as ordem, ela só bota os...
Corvos são animais inteligentes, acredite!
Algumas espécies de animais como, ratos, baratas e principalmente corvos, são espécies sinantrópicas, que se adaptaram especificamente para ambientes...
Como o casco das tartarugas evoluiu
Os cascos das tartarugas são quase tão diversos quanto as próprias tartarugas. Existem muitos tipos de tartarugas, entre doméstica, da terra e aquáticas, tanto de oceanos ou...
Que pássaros podem voar para trás?
Se todos pudessem escolher um supor poder, com toda certeza ter o poder de voar seria um dos mais desejados justamente por todos nós termos a curiosidade de ter tal sensação...
Como os pássaros voam?
O ser humano sempre fascinou o impossível e, querendo ou não, continua até os dias atuais. Durante toda a história, o desejo de voar cada vez mais está presente nas pessoas....

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...