buscar
´

Conheça a tosa de Yorkshire na tesoura

A tosa faz parte dos cuidados com a saúde e higiene do seu pet. Além dos cuidados de rotina, a tosa no Yorkshire deve ser feita frequentemente, para cuidar dos pelos e não deixar que incomodem o cão na região dos olhos, focinho e na hora de suas necessidades.

Animais
6 dias atrás
Conheça a tosa de Yorkshire na tesoura

O cuidado essencial com o pelo do Yorkshire, quando está mais longo, deve ser diário. Mas independente disso, deve-se sempre escovar seu cãozinho.

Três tipos de tosa para Yorkshire Terrier

Existem três principais tipos de tosas para esta linda raça.

A tosa faz parte dos cuidados com a saúde e higiene do seu pet
A tosa faz parte dos cuidados com a saúde e higiene do seu pet

Tosa da Raça – pelagem longa

Esta é a famosa tosa da raça própria para participar de concursos de beleza. Nele os pelos ficam longos mas aparados certinho, penteado e comprido como um véu, no entanto para isso é preciso passar por diversos cuidados e processos, como escovações, cortes e hidratações. No rosto também é importante prender a franja para cima com lacinhos, para os pelos não ficarem na frente dos olhos.

Tosa Bebê ou Tosa Puppy

Este tipo deixa os pelos curtos. Ela pode ser feita na tesoura ou na máquina de aparar, quanto ao comprimento dos pelos na área da cabeça pode ser escolhido, entre deixar com pelos longos ou curtinhos.

Tosa Japonesa ou Oriental

Nela deixa menos pelos no focinho e bem curtos, ficando assim com o rostinho fofo como ursinho de pelúcia. Além disso, também é convencional deixar os pelos da cabeça compridos, com trancinhas ou outros penteados. Com os pelos do focinho curtinhos e fofinhos, no resto do corpo é possível fazer qualquer tipo de corte e complementar a tosa japonesa. Este tipo de tosa também é comum em outras raça como Shih-Tzu, Lhasa Apso e Poodle.

Cuidados para a tosa de um Yorkshire

Yorkshires têm pele sensível, propício para a aparecerem como coceira na pele, mas por outro lado não perdem muito pelo. Os cachorrinhos que vivem dentro de apartamentos podem tomar banhos de 2 a 4 semanas. Outros Yorkies que ficam em áreas externas devem tomar um banho toda semana.

Yorkshire Terrier
Yorkshire Terrier

Sempre use shampoo próprio para cães, os considerados de alta qualidade são aqueles que possui pH balanceado para a pele do seu cão, que é mais fina e mais alcalina do que a pele humana. Também use um condicionador hidratante natural à rotina de banho do seu Yorkshire, e óleos para evitar a perda de pelos devido a freqüente do banho ou alergias de pele. Usar um shampoo e condicionador no seu Yorkshire é importante para facilitar no momento da tosa.

Procure escovar os pelos do seu Yorkshire pelo menos diariamente e talvez duas vezes ao dia se o seu Yorkie tiver um dos cortes mais longos. Seu cachorrinho se beneficiará da escovação diária para manter os pelos macios, sedosos e livre de nós. Mas nunca escove o pelo do seu Yorkshire quando estiver completamente seco, pois pode fazer com que os pelos finos se soltem.

Antes de iniciar o corte dos pelos de seu cachorrinho, primeiro tenha certeza se ele não está com nenhuma alergia
Antes de iniciar o corte dos pelos de seu cachorrinho, primeiro tenha certeza se ele não está com nenhuma alergia

Quando for fazer o processo de escovação, basta borrifar um pouco de água no seu Yorkie ou um condicionador de brilho. Sempre escove na direção em que os pelos crescem. É preciso tirar todos os embaraçados antes de dar um banho no seu cão, também lembre-se de usar um conjunto certo de escovas, pois assim torna o seu trabalho muito mais fácil, seguro e confortável. O ideal é usar um pente fino para o pelo ao redor dos olhos, focinho e rosto e um pente mais robusto para o corpo e cauda antes da tosa de Yorkshire.

Como fazer a tosa em casa de forma correta

Em casos de cães com pelo curto, não é necessária uma escovação completa
Em casos de cães com pelo curto, não é necessária uma escovação completa

É necessário seguir algumas regras na hora de mudar o corte do seu cãozinho para não prejudicá-lo. Normalmente existe uma técnica específica de como tosar cachorro e não é simplesmente pegar a tesoura e sair aparando. Às vezes o animal pode até ter medo de tosa.

Em casos de cães com pelo curto, não é necessária uma escovação completa, passar a mão com uma luva de plástico é suficiente para deixar os pelos do seu pet arrumado. No caso de pelagem longa, vai depender se é macio ou áspero, fatores mais influentes do que ser liso ou crespo. No caso de ser mais duro o pente de aço e a rasqueadeira são mais indicados, mas se tem maciez o melhor é usar uma pin brush (escova sem cabo), com cerdas duras, mas não a rasqueadeira.

Antes de iniciar o corte dos pelos de seu cachorrinho, primeiro tenha certeza se ele não está com nenhuma alergia, carrapato ou pulga na pele. Se houver qualquer sinal disso, leve-o no veterinário e não faça nada antes de ter orientações.

Os cães muito peludos precisam da maquininha de cortar
Os cães muito peludos precisam da maquininha de cortar

Caso ao contrário, para realizar o corte separe de forma adequada os pelos do pet em camadas. Molhe a região e penteie tudo até retirar todos os nós e em seguida separe o que será cortado ou não. Procure sempre seguir o estilo de corte que naturalmente o pêlo apresenta. É importante ter cuidado para não machucar a pele do animal com a escova ou tesoura. Cuidado também para não apertá-lo demais ou fazer movimentos muito bruscos e assustar o seu cãozinho.

Os cães muito peludos precisam da maquininha de cortar e os de pelagem mais curta podem ser aparados com a tesoura. No caso, a tesoura serve apenas para corrigir erros de outras tosas e regularizar o pelo. Além disso, é melhor para áreas do corpo em que a densidade precisa ser mantida mais ou menos igual.

Já a máquina é a melhor opção para o corpo, mas não para o rosto. O movimento com a maquininha na tosa começa da cabeça e depois vai para o corpo, sempre de cima para baixo e nunca o contrário. O dorso pode ser aparado, bem como regiões de pelagem densa e homogênea.

No entanto, será preciso ter alguns cuidados com a lâminas da máquina. Para limpá-la basta uma escovinha pequena para retirar os pelos ali acumulados e nada de usar álcool para desinfetar. O melhor a se fazer é esterilizar s lâmina em água quente antes de usar.

Também é importante saber que existe um tipo próprio de lâmina para cada tipo de pêlo e vai depender de como você quer deixar o animal.

Yorkshire
Yorkshire

Para o Terrier, a lâmina 8,5 que corta em torno de 2,8 mm de altura é ótima. Para o corte doméstico é mais fácil comprar uma do tipo 7 ou 7, que corta por volta de 3,2 mm.

Se você não quiser trabalhar em um corte específico no seu cãozinho, pode apenas aparar com a tesoura os pelinhos que atrapalham a visão dele ou de fato excessivos em relação ao que deveria estar. Cuidado sempre para não machucar os olhos, as orelhas ou o focinho do animal.

A tesoura é útil para aparar os pelos das patas, apenas para acertar seu formato, tornando-as mais redondas no caso da pelagem mais densa e crespa, por exemplo. Nada de tosar em excesso, afinal, o pelo é fundamental para proteção da pele.

Sempre realize com muito cuidado uma tosa higiênica, cortando os pelos nas genitais do seu cachorro.

Que pássaros podem voar para trás?
Se todos pudessem escolher um supor poder, com toda certeza ter o poder de voar seria um dos mais desejados justamente por todos nós termos a curiosidade de ter tal sensação...
Como os pássaros voam?
O ser humano sempre fascinou o impossível e, querendo ou não, continua até os dias atuais. Durante toda a história, o desejo de voar cada vez mais está presente nas pessoas....
Com quanto tempo o filhote de cachorro pode começar a tomar agua?
Assim como os humanos, o leite materno canino contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento de todo filhote, ou seja, o cachorrinho se hidrata...
Zoológico em Nova York apresenta filhotes de leopardos raros
Dois filhotes de leopardo Amur, nascidos em junho, fizeram sua estréia pública na manhã de quarta-feira no zoológico de Rosamond...
Mulher encontra pássaro extremamente raro em seu quintal
Perto de seu alimentador, havia um cardeal amarelo do norte, algo que Geoffrey Hill, professor de biologia da Universidade de Auburn, descreve como "uma situação em um milhão"....

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...