buscar
´

É isso que acontece quando um golfinho adota uma baleia órfã

Os animais são seres extremamente especiais e surpreendentes! Por mais que estudemos os mesmos cada vez mais, ainda sabemos muito pouco sobre seu convívio, pensamento e ações, o que os tornam ainda mais fascinantes!

Animais
1 ano atrás
É isso que acontece quando um golfinho adota uma baleia órfã

E quando nos deparamos com ações que os seres humanos realizam ocorrendo no reino animal, ficamos realmente bestificados. Uma destas ações é a adoção de animais de outras espécies (sim, isso ocorre com mais frequência do que você pensa). Recentemente, um golfinho da espécie Nariz de Garrafa adotou uma baleia Cabeça-de-Melão filhote. Mas por que esse caso chamou tanto a atenção dos pesquisadores?

Sobre as espécies

Mesmo sendo parentes extremamente próximos, existem diferenças cruciais entre as baleias e os golfinhos. Para se ter uma ideia, a Orca por mais que seja considerada uma baleia por muitos por conta de sua estatura, pertence a família dos golfinhos (logo, a Orca é um golfinho).

Mas neste caso de adoção, vamos falar especificamente das espécies envolvidas. Começando pelos golfinhos Nariz de Garrafa, que são extremamente simpáticos e inteligentes. Por conta dessa proximidade facilitada com os seres humanos, as pesquisas com esta espécie foram intensificadas e hoje sabemos bastante sobre esta espécie. Donos de uma inteligência abundante, eles vivem em grupos de 12 integrantes e vivem cerca de 30 anos (machos) a 40 anos (fêmeas). A gestação costuma durar de 11 a 12 meses.

Já as baleias Cabeça-de-Melão por não serem muito estudadas por conta de seu comportamento acabam com poucas informações sobre as mesmas no quesito de inteligência. Sabe-se, no entanto, que vivem em grupos de 100 a 1000 integrantes, além de não ter qualquer informação sobre se é possível uma baleia dessas com outras espécies.

É normal de acontecer?

Vamos para o ocorrido: Nas águas de Rangiora, na polinésia francesa, foi observado um filhote de baleia Cabeça-de-Melão se amamentando em uma fêmea de golfinho Nariz de Garrafa, o que ajudou os pesquisadores a entenderem um pouco mais sobre tal espécie de baleia.

Existem alguns casos onde esta espécie de golfinho “sequestra” filhotes de outras espécies justamente por não conseguir se reproduzir e se sente na necessidade da maternidade. Após isso, geralmente, as fêmeas abandonam os filhotes das outras espécies.

Acontece que, neste caso, a fêmea já possuía suas crias biológicas, além da pequena baleia, que aliás, já apresentava tipos de comunicações com os “irmãos” e alguns comportamentos típicos dos golfinhos.

Hipóteses

Mãe golfinho adota um filho de uma espécie diferente
Mãe golfinho adota um filho de uma espécie diferente

Existem algumas hipóteses para explicar este caso que, até então, nunca tinha sido observado sequer estudado por algum ser humano.

A falta de experiência da mãe na maternidade por conta do contato com mergulhadores (sim, o frequente contato com outras espécies pode causar certa confusão nos golfinhos) e que outra fêmea havia o abandonado após o “sequestro” são algumas das hipóteses mais prováveis de acordo com os pesquisadores.

Mas vamos lembrar que são apenas hipóteses e, se tratando de animais tão incríveis como os golfinhos Nariz de Garrafa, não descarte a hipótese de ser um ato de solidariedade com o filhote que até então estava perdido e sem família!

*Com informações do National Geographic e Nat Geo WILD.

A incrível pele dos polvos
O reino animal é extremamente surpreendente. Com seres vivos das mais diversas espécies, dos mais diversos tamanhos e dos mais diversos hábitos, cada vez mais nos fascinamos...
As formigas são um grande assunto
O interessante é como as formigas se organizam, elas se interagem de forma bem diferente, e ao contrário de que todos pensam, não é a rainha que dita as ordem, ela só bota os...
Corvos são animais inteligentes, acredite!
Algumas espécies de animais como, ratos, baratas e principalmente corvos, são espécies sinantrópicas, que se adaptaram especificamente para ambientes...
Como o casco das tartarugas evoluiu
Os cascos das tartarugas são quase tão diversos quanto as próprias tartarugas. Existem muitos tipos de tartarugas, entre doméstica, da terra e aquáticas, tanto de oceanos ou...
Que pássaros podem voar para trás?
Se todos pudessem escolher um supor poder, com toda certeza ter o poder de voar seria um dos mais desejados justamente por todos nós termos a curiosidade de ter tal sensação...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...