buscar
´

O maior animal do mundo é a baleia-azul

A Baleia-azul pode ser considerada o maior animal do mundo, com suas medidas chegando a atingir quase 30 metros de comprimento e ter um peso equivalente ou mais que 150 toneladas, pensa em um animal grande? Em quais escuridão do oceano ela vive?

Animais
2 semanas atrás
O maior animal do mundo é a baleia-azul

Será que possuímos algum outro organismo que pesa mais ainda do que a baleia-azul? Vamos descobrir. A natureza possui grandes mistérios e evoluções que nem imaginamos como pode acontecer, isso chega a ser incrível não é mesmo?

Vamos conhecer um pouco sobre essa baleia-azul e por onde ela habita, além do mais, saber se realmente existe outro organismo com essas mesmas toneladas ou ainda mais? Vamos aos mistérios da natureza, vem comigo!

A baleia-azul

A baleia-azul (Balaenoptera musculus) é um mamífero marinho pertencente à subordem Mysticeti dos cetáceos. Com até 30 m de comprimento e mais de 180 t de peso, são os maiores animais que já existiram - Foto: NOAA Photo Library / Wikimedia
A baleia-azul (Balaenoptera musculus) é um mamífero marinho pertencente à subordem Mysticeti dos cetáceos. Com até 30 m de comprimento e mais de 180 t de peso, são os maiores animais que já existiram – Foto: NOAA Photo Library / Wikimedia

A baleia azul é considerada o maior animal do mundo, como falamos acima, seu comprimento chega a ser aproximadamente 30 metros, cerca de um tamanho de um prédio com 10 andares. Além disso, seu peso chega a ter aproximadamente 150 toneladas. Quando se vê apenas por tamanho, o medo acaba sendo grande, mas ela não é feroz tanto o quanto você imagina.

Seu nome científico se dá por Balaenoptera musculus, ela é um animal aquático que pode ser encontrado em todos os oceanos, porém de acordo com algumas pesquisas, é menos comumente encontra-la em mares como o mediterrâneo por exemplo. Isso explica o fato de ser um pouco difícil o acesso de acompanhar sua vida e evolução com novos estudos, já que elas se encontram bem nas profundezas do oceano.

Esqueleto de baleia-azul em frente ao Long Marine Laboratory da Universidade da Califórnia em Santa Cruz - Bronwen Lea / Wikimedia
Esqueleto de baleia-azul em frente ao Long Marine Laboratory da Universidade da Califórnia em Santa Cruz – Bronwen Lea / Wikimedia

Normalmente elas se alimentam dos krills (pequenos animais que tem a principal característica de invertebrados, sua aparência pode ser semelhante a de um camarão, mas bem menor) e outros pequenos seres vivos, como alguns peixes, e zooplanctons. Então, diferentes de outras criaturas do oceano, as baleias não são predadores ferozes.

A baleia-azul é o maior ser vivo do planeta Terra?

Uma baleia-azul, levantando as nadadeiras de sua cauda durante um mergulho - Mike Baird / Wikimedia
Uma baleia-azul, levantando as nadadeiras de sua cauda durante um mergulho – Mike Baird / Wikimedia

Quando falamos em questões de ser o maior animal do planeta, sim ela é, mas não o maior ser vivo! Existe um outro organismo que muitas pessoas não conhecem ou nem se dão conta de que pode existir, e eles são chamados de Pando.

O pando quando se relaciona em comparação de peso, ele tem o seu equivalente a 40 baleias-azuis, ou seja, se uma pesa 150 toneladas, imagina uma grande quantidade desses animais? Onde e como é possível existir esse ser vivo sem ser notado por todos?

Conheça o Pando

Troncos da colónia clonal Pando - Scott Catron / Wikimedia
Troncos da colónia clonal Pando – Scott Catron / Wikimedia

O Pando é considerado um álamo-trêmulo, da espécie choupo, para ficar mais fácil de entender, ele é semelhante a uma árvore, onde de acordo com suas evoluções, eles irão se formando em troncos exatamente iguais, por um sistema de clonagem.

No entanto, relacionado a sua vida, é difícil dizer certamente por quanto tempo ele existe em nossos planeta, mas estima-se que a sua idade pode variar de 80 mil a 1 milhão de anos. Além disso, podemos contar que o seu peso chega a 6 mil toneladas, lembra? Equivalente a 40 baleias azuis.

O pando pode ser considerado um organismo só, devido a sua proliferação partindo de um sistema de raízes, podemos contar com 47 mil troncos de clones em determinada região. O seu tamanho pode se explicar por três fatores: Idade, localização e capacidade de se auto clonar.

Onde ele fica localizado?

De acordo com muitas evoluções, e a partir de uma reprodução sexuada, onde depois da fertilização dessa espécie aconteceu, sua semente foi se espalhando e hoje eles de localizam na região de Utah, nos Estados Unidos. Eles geralmente são encontrados em regiões mais frias e temperadas.

Como funciona a auto clonagem dos Pandos?

Com a sua extensão completamente igual de 47 mil troncos de clones, precisamos saber como é que isso funciona e como tem a capacidade de realizar essa clonagem, coisa que algumas outras espécies não possuem. Vamos entender essa reprodução.

Os pandos possuem basicamente duas formas de reprodução, um meio de isso acontecer é quando suas sementes acabam caindo na Terra e com isso acaba germinando (chamamos de reprodução sexuada), e a outra maneira é a que explica a clonagem, que é quando ele libera uma espécie de broto do seu sistema enorme de raízes e as mesmas nascem iguais (reprodução assexuada).

Essa opção de clonagem dos Pandos não são especificamente deles, existem sim outras espécie que podem ter esse tipo de reprodução, mas não são todas, além disso, os Pandos são considerados os maiores dentre todas elas, tendo a maior expansão de todo o planeta.

Como é feito a contagem de anos dos Pandos?

Como falamos acima, especificamente não se sabe quantos anos eles podem ter, mas o estimado é por cerca de 80 mil a 1 milhão, mas como os pesquisadores podem trazer essa hipótese e não confirma-la?

Se você cortar uma parte do tronco, pode reparar que ele é cercado por anéis, que servem para essa contagem, porém os mesmos só contam até 200 anos, por explicar a sua constante evolução, desde o crescimento até a morte.

Pode-se estimar que cada uma dessas arvores pode chegar a ter cerca de 130 anos, depois desse período de tempo, ocorre a morte e a renovação por um tronco novo, tendo juntamente o seu crescimento até o fim desse ciclo.

Mas, essas contagens podem estar prestes a mudar, pois de acordo com alguns fatores externos, os pandos podem estar lentamente “morrendo”.

Por que os Pandos estão acabando?

De acordo com alguns pesquisadores, os Pandos vivem em média cada arvore por cerca de 130 anos, mas eles estão morrendo antes mesmo desse ciclo se renovar, ou seja, eles morrem antes de outra nova árvore nascer em seu lugar, para substituir a que se foi.

Uma das principais causas apontadas para isso estar acontecendo é que no local, começaram a surgir cervos, vacas, rebanhos de gado e outros animais que estão se alimentado dos brotos que os Pandos deixam cair.

Algumas soluções podem existir para esse problema, como afastar os animais que estão se alimentando de seus brotos e proteger ainda mais as árvores novas que nascem para substituir as outras. É possível que isso seja feito com estudos e ajuda de alguns agricultores, já que o solo daquele local é rico em nutrientes para a reprodução desses seres vivos.

A história dos pardais no Brasil
Você já viu um pardal? Ele é um pássaro que habita no nosso país há pelo menos um século, ele é uma ave muito comum e acaba sendo mais encontrado principalmente em área...
A incrível pele dos polvos
O reino animal é extremamente surpreendente. Com seres vivos das mais diversas espécies, dos mais diversos tamanhos e dos mais diversos hábitos, cada vez mais nos fascinamos...
As formigas são um grande assunto
O interessante é como as formigas se organizam, elas se interagem de forma bem diferente, e ao contrário de que todos pensam, não é a rainha que dita as ordem, ela só bota os...
Corvos são animais inteligentes, acredite!
Algumas espécies de animais como, ratos, baratas e principalmente corvos, são espécies sinantrópicas, que se adaptaram especificamente para ambientes...
Como o casco das tartarugas evoluiu
Os cascos das tartarugas são quase tão diversos quanto as próprias tartarugas. Existem muitos tipos de tartarugas, entre doméstica, da terra e aquáticas, tanto de oceanos ou...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...