buscar
´

O seu cachorro te ama?

Seria incrível saber o que seu cachorro está pensando. Na verdade, podemos observar ações, nós podemos observar comportamentos e tentar deduzir o que estão pensando por meio de suas ações. Com certeza, o animais têm muitos dos sentimentos e motivações que as pessoas têm.

Animais
2 semanas atrás
O seu cachorro te ama?

O estudo

A ressonância magnética é usada há décadas para estudar tomada de decisões humanas e o que motiva as pessoas. Agora pode ser que exista uma grande possibilidade de tentar descobrir o que os cães pensam, por meio da ressonância magnética.

A ideia é: se o estudo estivesse sendo feito em um humano, o colocaríamos na máquina, fazendo alguma tarefa específica, e então seria medido seu fluxo sanguíneo, ou atividade cerebral, e a partir disso descobriremos quais partes do cérebro estão trabalhando.

Esse mesmo contexto seria abordado nos cachorros. Mas primeiro, é preciso descobrir como fazer os cães entrarem no tubo, para então, colocar uma bobina em volta de sua cabeça para captar as ondas cerebrais. Entretanto, o grande desafio é em deixá-los absolutamente parados.

Não seria incrível saber o que meu cão está pensando?
Não seria incrível saber o que meu cão está pensando?

“Acho que sabemos o que nossos cães estão pensando, certo? Eu comecei um projeto, e vou contar um pouquinho… É basicamente uma história estúpida sobre truques de cachorro. Começou com este cão, chamado Newton, que era meu cão favorito, na verdade. Eu tive vários ao longo da vida, mas Newton era o meu favorito, e ele viveu até os 15 anos. Depois que ele faleceu, eu pensei que uso a ressonância magnética há décadas para estudar tomada de decisões humanas e o que motiva as pessoas. Por que não usamos isso em outros animais? Com certeza, os outros animais têm muitos dos sentimentos e motivações que as pessoas têm. Mas essa é uma área da ciência que as pessoas não gostam de abordar. Então, comecei esse projeto cerca de quatro anos atrás para descobrir o que os cães pensam, especialmente o que pensam sobre nós”, conta o dr. Gregory Berns, um neuroeconomista americano, neurocientista, professor de psiquiatria, psicólogo e escritor.

Além disso, a parte mais complicada é o barulho da máquina, porém esse problema pode ser resolvido usando protetores de ouvido. A cabeça também seria amarrada, apenas para manter os protetores de ouvido no lugar. Isso é muito importante, porque o escâner é barulhento e o ouvido canino é bem sensível.

Para resolver a questão de agitação dos cachorros, o uso de sinais manuais com recompensas de petiscos foi aplicado, e também foi utilizado um descanso para o queixo, porque precisava que os cães apoiasse a cabeça. Tudo isso é um grande desafio.

O cérebro canino é mais ou menos do tamanho de uma ameixa ou de um limão, dependendo do tamanho do cachorro. Não é grande, mesmo se for um cão de grande porte, a maior parte da cabeça são músculos.

Nossos amigos peludos sentem emoções a nosso respeito
Nossos amigos peludos sentem emoções a nosso respeito

Há uma grande semelhança dos cérebros dos animais com dos humanos. Na verdade a parte do cérebro que é diferente é o que chamamos de córtex cerebral. É a parte superior, com dobras. As diferenças entre o cérebro dos cães e dos humanos são em relação ao tamanho do córtex e sua quantidade de dobras. As dobras conseguem conter maior área de superfície cerebral em um determinado volume. De modo geral, quanto mais dobras o cérebro tiver, maior área de superfície, maior é a capacidade mental.

O estudo através da ressonância magnética, foi para entender quais partes do cérebro são mais ativas ao sinal de recompensa com petisco. E com os sinais manuais, os cachorros aprenderam a representação simbólica de um petisco e aprenderam a reconhecer esse significado.

Há uma grande semelhança dos cérebros dos animais com dos humanos
Há uma grande semelhança dos cérebros dos animais com dos humanos

As partes do cérebro que ficaram ativas são as áreas de recompensas. Há duas áreas mais intensas. Há uma maior atividade, na área do cérebro chamada córtex nuclear. É uma parte que todos mamíferos têm, essa área possui maior número de receptores de dopamina no cérebro. O ponto principal que liga recompensa e motivação à ação. Normalmente, quando ela está ativa no humano ou em outro animal, significa que algo importante aconteceu, e o animal precisa agir. Nesse caso é simples, eles irão comer o petisco.

Agora pode ser que exista uma grande possibilidade de tentar descobrir o que os cães pensam
Agora pode ser que exista uma grande possibilidade de tentar descobrir o que os cães pensam

Com isso, uma das coisas que foi descoberta, no sistema de recompensa é que a mesma parte do cérebro é ativada quando o cão sente o cheiro de uma pessoa familiar, mesmo que esse humano não esteja presente. Isso mostra que os cães têm representações para nós ou para as nossas identidades, que persistem quando não estamos presentes. Portanto, realmente os cães sentem nossa falta, há evidências de que lembram de seus humanos, de que se importam com a gente, e isso é ligado ao sistema de resposta às recompensas.

O interessante é que nem todos os cães são iguais. Isso é muito curiosa porque nos oferece um biomarcador do perfil de personalidade canina.

Cachorros são especiais. Foram os primeiros animais a serem domesticados. Eles acompanham os humanos desde que os humanos são humanos. Olhar para seu cérebro é como olhar para o passado, nos dá uma dica de como a relação cão-humano foi formada.

Portanto, muitos estudos ainda estão sendo desenvolvidos, pois esse é um assunto complexo.

*Com informações do TED.

Como o casco das tartarugas evoluiu
Os cascos das tartarugas são quase tão diversos quanto as próprias tartarugas. Existem muitos tipos de tartarugas, entre doméstica, da terra e aquáticas, tanto de oceanos ou...
Que pássaros podem voar para trás?
Se todos pudessem escolher um supor poder, com toda certeza ter o poder de voar seria um dos mais desejados justamente por todos nós termos a curiosidade de ter tal sensação...
Como os pássaros voam?
O ser humano sempre fascinou o impossível e, querendo ou não, continua até os dias atuais. Durante toda a história, o desejo de voar cada vez mais está presente nas pessoas....
Com quanto tempo o filhote de cachorro pode começar a tomar agua?
Assim como os humanos, o leite materno canino contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento de todo filhote, ou seja, o cachorrinho se hidrata...
Zoológico em Nova York apresenta filhotes de leopardos raros
Dois filhotes de leopardo Amur, nascidos em junho, fizeram sua estréia pública na manhã de quarta-feira no zoológico de Rosamond...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...