buscar

Tubarões são uma parte valiosa e fundamental dos ecossistemas oceânicos

Os tubarões brancos atualmente estão perto da extinção por serem seres incompreendidos, sofrendo por sua natureza mal interpretada. Mesmo sendo muito inteligentes e muito úteis para manter os oceanos em um equilíbrio saudável comendo organismos doentes, eles são vistos como uma ameaça.

Animais
4 semanas atrás
Tubarões são uma parte valiosa e fundamental dos ecossistemas oceânicos

A importância dos tubarões

Numa escala global, os tubarões sofrem com a reputação de matadores brutais. Acontece que, muitas vezes, julgamos precipitadamente, temos preconceito, baseados em informações pouco verdadeiras. Temos que ver além das aparências, e se basear em fatos científicos, realidade e lógica. A partir do momento que passamos a entendê-lo melhor, talvez possamos valorizá-lo mais. Eles estão próximos da extinção devido à perseguição humana.

 A forma, o número e a disposição dos dentes dos tubarões variam entre as espécies
A forma, o número e a disposição dos dentes dos tubarões variam entre as espécies

Os tubarão branco, ou mais precisamente, Carcharodon carcharias, são extremamente inteligentes, eles evoluíram de um jeito absurdo, antes mesmo dos dinossauros e até antes das árvores. Para se ter uma ideia, eles possuem dois sistemas sensoriais que ajudam a ter um alto nível de eficiência em seu importante papel nos ecossistemas, moldando-os, influenciando-os, e fazendo-os mais fortes e melhores.

Para melhor compreender a importância que os tubarões exercem no ecossistemas oceânicos, imaginem como o sistema imunológico do oceano, os glóbulos brancos. Eles comem animais mortos, fracos, doentes, feridos, morrendo, deixando só os mais saudáveis para reproduzir, mantendo em equilíbrio as populações e os níveis tróficos mais baixos.

O animal vive em média entre 20 e 45 anos
O animal vive em média entre 20 e 45 anos

Diversos estudos comprovam que o desaparecimento dos tubarões tem impactos ambientais e econômicos negativos. Mais de 11 mil tubarões são mortos a cada hora, isso é mais do que três tubarões a cada segundo, o equivale a 70 a 100 milhões de tubarões mortos a cada ano. É como matar todas as pessoas da Espanha, Áustria e França a cada ano. De acordo com registros de pesca, o número de tubarões reduziu em mais de 90%. Segundo a International Union for Conservation of Nature, mais de um terço de todos os grandes tubarões foram eliminados, ou estão em extinção, ou estão vulneráveis à extinção. Muitas pessoas não sabem disso, apenas veem os tubarões como sendo perigosos.

Parte do principal motivo do desaparecimento dos tubarões é devido a coisas bobas, como lembranças e produtos farmacêuticos, e outra parte foi atribuído à fome.

Na pesca com espinhel, 80% da captura é acidental e a maior parte são tubarões. Abater um tubarão só para arrancar suas barbatanas, também é um absurdo. Um tubarão vivo vale mais do que um tubarão morto.

Para mudar o jeito que percebemos e interagimos com os tubarões, a fim de salvá-los e também enxergar com eles poderia mudar nosso meio ambiente, economia e vidas para melhor. A especialista em biologia marinha Ocean Ramsey, criou um programa para incentivar essa prática.

Carnívoro absoluto, ele caça peixes pequenos ou os grandes que já estão moribundos
Carnívoro absoluto, ele caça peixes pequenos ou os grandes que já estão moribundos

“Eu desenvolvi um programa, onde as pessoas podem aprender sobre tubarões por uma perspectiva científica. Colaborei com @juansharks, um conhecido fotógrafo marinho de tubarões e especialista em tubarões. Nós desenvolvemos um programa baseado em pesquisa e conservação e abrimos ao público para que possam aprender sobre sua biologia, fisiologia, comportamento, como interagir de forma segura, e responde todas as dúvidas que as pessoas têm sobre tubarões.” Relatou Ocean Ramsey, em uma palestra TED em setembro de 2015.

O programa é muito bem-sucedido, através desse projeto foi possível financiar divulgação educacional, limpeza do recife e da praia, e campanhas locais e internacionais de conservação, como a campanha contra o abate na Austrália.

Além disso, a especialista Ocean Ramsey usou fotos e vídeos para inspirar ainda mais as pessoas. A ideia é fazer o oposto do famoso filme “Tubarão”, nesses tais vídeos Ocean Ramsey quer mostrar que existe uma conexão, que eles não querem só comer humanos.

Nunca para de nadar e gasta muita energia. Por isso, tem digestão super rápida e precisar comer constantemente.
Nunca para de nadar e gasta muita energia. Por isso, tem digestão super rápida e precisar comer constantemente.

“Queria que as pessoas pudessem se conectar e ver o outro lado deles e perceber que podemos coexistir. Mas, para coexistir, eles têm que existir.” Disse Ocean Ramsey

Claro que existem muito mais sobre esses animais do que os olhos veem. Então para colaborarmos com esse universo, apenas temos que respeitar o animal, independente de sua reputação.

Além de apesar só entender a maneira pelo qual eles são retratados na mídia, também devemos respeitá-los e não ter medo deles. Podemos achar que o que fazemos é apenas uma gota no oceano, mas o oceano seria menor sem essa gota.

Por fim, conclui-se que os tubarões e os oceanos afetam a todos nós.

Como o casco das tartarugas evoluiu
Os cascos das tartarugas são quase tão diversos quanto as próprias tartarugas. Existem muitos tipos de tartarugas, entre doméstica, da terra e aquáticas, tanto de oceanos ou...
Que pássaros podem voar para trás?
Se todos pudessem escolher um supor poder, com toda certeza ter o poder de voar seria um dos mais desejados justamente por todos nós termos a curiosidade de ter tal sensação...
Como os pássaros voam?
O ser humano sempre fascinou o impossível e, querendo ou não, continua até os dias atuais. Durante toda a história, o desejo de voar cada vez mais está presente nas pessoas....
Com quanto tempo o filhote de cachorro pode começar a tomar agua?
Assim como os humanos, o leite materno canino contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento de todo filhote, ou seja, o cachorrinho se hidrata...
Zoológico em Nova York apresenta filhotes de leopardos raros
Dois filhotes de leopardo Amur, nascidos em junho, fizeram sua estréia pública na manhã de quarta-feira no zoológico de Rosamond...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...